sábado, 1 de dezembro de 2012

De onde vem a expressão: OK?

"OK" é uma expressão de origem desconhecida. Equivale à expressão em português "Está bem!" e suas derivações.

Origem alemã:
A etimologia da palavra é muito discutida. Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que quer dizer "tudo está correto", cuja origem provavelmente remonta à expressão Olles kloer do baixo alemão.

Origem Indígena norte-americana:
Também se acha que provem de okeh que na língua nativa americana Choctaw significava "sim".

Origem afro-americana:
Outras teorias indicam que OK pode ter uma origem africana e que foi trazida para os Estados Unidos pelos escravos provenientes daquele continente, o que deriva da forma de afirmação latina hoc ille ou do occitano oc que significa "sim".

Origem grega:
Outra fonte possível para o OK pode ser a expressão grega transliterada a seguir: olla kalá, que significa tudo bem.

Outra explicação:
Diz outra teoria que a expressão "OK" tenha se originado dentro dos quartéis militares durante a Guerra da Secessão. Quando as tropas voltavam para os alojamentos depois de um dia de batalha sem a morte de nenhum militar, era exposto um grande painel com os caracteres "0K", que significava "0 Killed" e que em português quer dizer zero mortos.

Uso atual:
Atualmente, a expressão OK é usada em diversas línguas, inclusive o português. É usada para dizer que tudo está certo, equivalente a "certo", "correto", "tudo certo", "tudo correto", "sem problemas", "está bem", "tá bem", "está bom", "tá bom" ou "tá".

0 comentários: