A Sony anunciou em sua apresentação PlayStation Meeting, em Nova York, seu novo console: o PlayStation 4. Não Orbis, nem PlayStation, apenas, como diziam os rumores, mas PlayStation 4, ou PS4. Apesar de revelar os detalhes, inclusive a previsão de lançamento para o final de 2013, além de jogos exclusivos, o console em si e seu preço não foram divulgados.
Controle do novo PlayStation |
A informação foi dada pelo CEO da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida. Em parte, a incompatibilidade se deve aos novos recursos presentes no controle DualShock 4, que contará com um touchpad, um botão de compartilhamento e uma barra luminosa com sensor de movimento.
A falta desses recursos no DualShock 3 poderia ser uma preocupação adicional para os desenvolvedores, por ter que adaptar seus jogos também para o controle mais antigo.
Conteúdo imediato
Com seu potente processador de oito núcleos e 8 GB de memória RAM, o PlayStation 4 promete reduzir drasticamente o tempo de atraso entre os jogadores e o conteúdo, além de facilitar a vida dos desenvolvedores. O console será capaz de armazenar cada sessão de jogo, permitindo suspender e resumir partidas em segundos, com o pressionar de um botão. A Sony está levando a ideia de reduzir o tempo de espera do jogador tão à sério que será possível jogar um jogo digital conforme ele é baixado, em tempo real.
A companhia também está tentando criar um sistema inteligente, que prevê conteúdos que possam te agradar, carregando-os automaticamente, de forma que ele já esteja pronto para você testar e comprar, se assim desejar, sem espera.
Compartilhamento na ponta dos dedos
Mark Cerny, designer de Sonic The Hedgehog 2 e Crash Bandicoot , subiu ao palco durante a apresentação e mostrou o novo controle do PS4 em sua versão final, com um design aprimorado em relação à versão preliminar vazada anteriormente. Além do sensor de movimentos em seis eixos, o DualShock 4 tem um painel sensível ao toque em sua área frontal, similar a um touch pad de notebook, e que pode ser pressionado, e uma barra luminosa no topo, que pode mudar de cor para indicar seu personagem em partidas multiplayer, piscar para indicar um estado de alerta, etc. Os botões Start e Select, que acompanham o controle desde sua primeira versão, lançada com o PlayStation, em 1994, deixam de existir.
O controle também funciona em sintonia com a nova PlayStation Eye, que traz similaridades ao Kinect, da Microsoft . Além de duas câmeras, capazes de reconhecer a profundidade do ambiente, a câmera interage com o controle para detectar a posição dos jogadores no espaço. A câmera mantém as integrações já conhecidas com o PlayStation Move - que também ganhou demonstrações no evento, mostrando que a Sony continuará investindo na tecnologia.
O novo botão de compartilhamento no topo poderá ser usado para compartilhar imagens e vídeos de gameplay em tempo real. Ao pressionar o botão, é possível escolher trechos dos últimos minutos de jogo, editar o vídeo instantaneamente e subir sua própria sequência de gameplay nas redes sociais, enquanto você continua jogando. Também é possível usar o sistema para transmitir suas partidas ao vivo na internet, com a possibilidade de comentá-las em tempo real, usando um headset que pode ser plugado no próprio controle. Outros jogadores poderão assistir sua partida ao vivo, opinar e dar dicas, caso você esteja tendo dificuldades.
Jogos em nuvem e conectividade
A tecnologia do Gaikai , empresa de cloud gaming comprada pela Sony no ano passado, será amplamente utilizada no PlayStation 4. David Perry , presidente do Gaikai e ex-fundador da Shiny Entertainment (de Earthworm Jim ), subiu ao palco durante a apresentação para explicar sobre o sistema online do novo console.
Perry apresentou o “Remote Play”, função que permite rodar jogos do PlayStation 4 no PS Vita . O sistema transforma o PlayStation 4 em um servidor e o Vita em um cliente, que recebe as informações processadas no console via Wi-Fi. Durante a apresentação, Cerny jogou Knack , seu novo jogo para o PlayStation 4, no PlayStation Vita, por Remote Play.
Também foi confirmada a já especulada retrocompatibilidade com o PlayStation 3 via nuvem - ou seja, você só poderá jogar jogos dos consoles antecessores ao PS4 via streaming de vídeo, o que irá demandar uma boa conexão com internet. Futuramente, jogos do próprio PS4 também poderão ser testados na nuvem, por streaming, antes de serem comprados.
A Sony também pretende transformar smartphones e tablets em "segundas telas" para a experiência com o PS4, tal como a Microsoft está fazendo com seu Smart Glass , além de permitir que você acesse sua conta da PlayStation Network e faça compras na loja virtual através destes aparelhos.
0 comentários:
Postar um comentário