sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Leia perguntas e respostas sobre o PlayStation 4, novo console da Sony


Andrew House, presidente e diretor-executivo da Sony Computer Entertainment Inc., anuncia o PlayStation 4 (Foto: Reuters)A Sony apresentou na quarta-feira (20) o PlayStation 4, seu videogame de nova geração que chega ao mercado no final de 2013 e ainda não tem preço divulgado. Ele terá como concorrentes o Wii U, da Nintendo, e o futuro Xbox, que ainda deve ser anunciado pela Microsoft.

De acordo com Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, o PS4 "será a plataforma de jogos mais poderosa que já existiu". O videogame possui uma arquitetura baseada em um PC superpoderoso, o que, de acordo com a empresa, ajudará os desenvolvedores a criarem jogos de alta qualidade gráfica mais facilmente.

Além do visual dos games que agora apresentam mais detalhes, o PS4 permite que o usuário jogue um game comprado por meio de download imediatamente, sem a necessidade de esperar o título baixar por completo.

É o novo videogame de mesa da Sony, o quarto da companhia desde o lançamento do primeiro PlayStation em 1994 no Japão e o primeiro em sete anos - o PS3 foi lançado no final de 2006. O PS4 apresenta jogos com gráficos de alta definição muito superiores aos vistos em seu antecessor.
No evento que anunciou o videogame, realizado em Nova York no dia 20 de fevereiro de 2013, o aparelho em si não foi revelado. Espera-se que a Sony mostre o console na feira de games Eletronic Entertainment Expo (E3), que ocorre em junho nos Estados Unidos.

Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation 4, fala do novo controle, o DualShock 4 (Foto: Reuters)Quando ele será lançado?
De acordo com a Sony, no final de 2013 nos Estados Unidos e a ideia da Sony é lançá-lo simultaneamente no Brasil. O preço é uma das perguntas que a empresa não respondeu durante a apresentação do PS4. Especula-se que ele venha em dois modelos que custarão entre US$ 430 e US$ 530.


Ele terá suporte menus e jogos em português?
Sim, de acordo com diretor da Sony para a América Latina, Mark Stanley, em entrevista ao site "Kotaku Brasil". Tanto os jogos quanto os menus do PlayStation 4 (como já acontece no PlayStation 3) estarão no idioma falado no Brasil.
A feira Brasil Game Show 2013, que acontece na cidade de São Paulo entre os dias 25 e 29 de outubro, será uma das oportunidades em que os brasileiros poderão jogar o PlayStation 4.

Qual a configuração do videogame?
O PlayStation 4 tem a configuração de um PC poderoso para games, trazendo um processador personalizado com chip único da AMD que tem um processador central de oito núcleos chamado de "Jaguar" e um processador gráfico com tecnologia Radeon, também da AMD, com performance de 1,84 teraFLOPS (trilhões de operações de ponto flutuante, unidade de processamento gráfico).
A quantidade de memória, 8 GB de RAM, é bastante alta, e deve ajudar desenvolvedores a criar games melhores mais facilmente.

Como é PlayStation 4 por dentro
Processamento
CPU:  x86-64 AMD “Jaguar” de baixo consumo,  8 núcleos;
GPU (para gráficos): 1.84 TFLOPS,  mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeo Graphics;
Mídia
Leitor de discos de Blu-ray (BD 6xCAV) e DVD (DVD 8xCAV) apenas para leitura;
Armazenamento
Disco rígido embutido, tamanho não revelado;
Memória
8 GB de memória RAM GDDR5;
Internet
Wi-Fi (IEEE 802.11 b/g/n) e entrada para cabo de rede (Ethernet);
Porta USB
USB 3.0; número de entradas não foi revelado;
Saída de vídeo e de áudio
HDMI; saída de AV analógica; saída digital (óptica)


Qual será a resolução dos jogos?
Segundo reportagem do site "Joystiq", os games terão resolução máxima de 1080p (Full HD). Embora no PS3 alguns já tenham esta definição, a maioria dos títulos têm imagens em 720p. Os games, pelo menos segundo a Sony, não rodarão na resolução 4k, de ultra-alta definição.
Mas se os games não terão esta qualidade de imagem, a Sony afirma que o PS4 rodará filmes em discos de Blu-ray em 4K e em aplicativos de filmes por streaming como o Netflix e o Crackle. Testes para TVs 8K, com 16 vezes a resolução das Full HDs, já estão sendo feitos.
O console, assim como seu antecessor, rodará games em três dimensões em televisores compatíveis. Mas, segundo Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, o 3D "não é mais o foco da empresa". Em entrevista ao site "Venture Beat", ele disse que os games vão rodar a 1080p com 60 quadros por segundo, o que é melhor para games que tem imagens tridimensionais que saem da tela.

Ele será retrocompatível?
O PlayStation 4 não rodará jogos dos seus consoles antecessores como o PlayStation 3, o PS2 e o PSone. Entretanto, David Perry disse que, no futuro, será possível enviar por streaming ao PS4 os games dos antigos consoles da Sony, "caso a tecnologia assim permita".
Assim, jogos antigos seriam oferecidos por meio do serviço PlayStation Cloud e seriam processados em servidores externos e enviados aos jogadores po meio de streaming. Isso permitiria que smartphones, tablets

O console rodará games usados?
Sim, contrariando rumores de que o PS4 teria um bloqueio contra games usados ou até emprestados. A informação foi divulgada por Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios.

DualShock 4 (Foto: Divulgação)Como é o controle?
O DualShock 4 é o nome do controle do PlayStation 4.
Seguindo a evolução do primeiro controle da Sony, o formato do DualShock 4 não mudou muito, mantendo sua ergonomia. A novidade é que ele apresenta uma pequena área sensível ao toque (touchpad) que permite interagir de outras maneiras com os games. O gamer também pode clicar nesta área, que serve como um botão.

Há uma entrada na parte inferior do controle, que permite conectar fones de ouvido ou headsets, permitindo ouvir o som dos games e conversar em partidas on-line.

Um sensor no topo do joystick permite que jogos o utilizem como controle de movimento, similar ao PlayStation Move. Haverá uma barra especial para captar os movimentos do controle e também identificar os jogadores, permitindo, assim, oferecer conteúdos personalizados a cada gamer.

Veja a evolução do joystick do PlayStation (Foto: Arte/G1)
Fonte: G1
Quais sãos as funcionalidades on-line?
Novo menu do usuário do PS4 apresenta dados de redes sociais e conquistas em games (Foto: AFP)Como o PS4, continuará sendo possível jogar partidas pela internet.
O destaque, contudo, é o compartilhamento de fotos, vídeos e transmissões ao vivo de partida de games. Um botão no controle DualShock 4 chamado "Share" permite enviar este conteúdo para amigos das redes sociais como o Facebook, por exemplo, ou da própria rede da Sony.
A rede usará o aparelho Eye, uma câmera que acompanha o videogame, para identificar o gamer que está jogando e acessar sua conta. O sistema poderá prever os gostos deste jogador para oferecer games para a compra por download, além de encontrar amigos para ajudar em um momento difícil em uma partida de um jogo.
Não será mais necessário esperar todo o download de um game para começar a jogá-lo. O PS4 permitirá jogar o game enquanto ele está sendo baixado para o disco rígido.
O sistema de Troféus, pelo menos de acordo com imagens, será mantido no PS4.


Quais são os jogos já anunciados?
No evento, a Sony apresentou 10 jogos para o videogame. São eles: "Killzone: Shadow Fall" (Sony), "Watch Dogs" (Ubisoft), "InFamous: Second Son" (Sony); "'Driverclub" (Sony)", "Diablo III" (Blizzard), "Knack" (Sony), "Final Fantasy" (Square Enix), "Destiny" (Activision/Bungie), "The Witness" (independente) e "Deep Down" (Capcom).
A empresa confirmou que "Killzone" será um dos games que serão vendidos no mesmo dia da estreia do PS4 nas lojas.

Quantas empresas estao fazendo jogos?
Segundo a Sony, 149 empresas de todo o mundo como Sega, Rockstar, Electronic Arts, Konami, Square Enix e outras estão desenvolvendo jogos para o novo PlayStation.

Poderei acessar o PS4 em outros dispositivos?
Perry também mostrou o recurso Remote Play, que permite jogar games do PS4 no portátil PS Vita e acessar a rede on-line em tablets e smartphones (Foto: Reuters)Sim. Por meio do portátil PS Vita, da própria Sony, será possível jogar os games do PS4 em qualquer lugar da casa por meio de uma rede sem fios. O sistema, que lembra o controle do Wii U, o GamePad, libera o televisor.
Tablets e smartphones poderão ser usados como segunda tela para o novo videogame por meio do "PlayStation App", aplicativo que está em desenvolvimento para os sistemas iOS e Android. Assim como o Smartglass, da Microsoft, eles ofereceriam mapas, conteúdo adicional e outros recursos extras para os games. Os jogos de amigos que estão ocorrendo ao vivo poderiam ser assistidos nestes dispositivos.
Outra possibilidade é ver quem dos amigos está on-line no momento e trocar mensagens.

Fonte: G1

0 comentários: